PARE DE PRESTAR CONCURSO. PASSE NO CONCURSO!

LEIA com concentração, APRENDA com método e GUARDE todas as matérias do edital com um especialista em neuroaprendizagem.

Quanto tempo é necessário estudar para passar em concurso?

Quanto Tempo é Necessário Estudar para Passar em Concurso?

Você já se perguntou qual o tempo necessário para estudar para um concurso público? Vamos ver sobre isso?

Como sabemos, ser aprovado em concursos é o sonho de muitas pessoas, devido aos benefícios oferecidos, a segurança e a possibilidade de fazer a diferença na sociedade. Estes são alguns dos fatores que atraem os candidatos.

No entanto, ser aprovado em concurso público pode não ser fácil. É preciso dedicação, estudos e planejamento. E muitos querem saber quantas horas por dia estudar para concurso e outros assuntos referentes a isso. Por isso, vamos falar aqui sobre como aumentar as chances de sua aprovação!

Quanto tempo é necessário estudar para passar em concurso?

O tempo necessário para estudar para concurso pode variar entre 8 meses a 2 anos, o que depende de vários fatores. Por isso, elaboramos este conteúdo para te ajudar!

Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade com o Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!

E uma boa notícia é que a partir de agora, os concursos poderão aprovar até o triplo do número de vagas do edital, segundo a Folha de São Paulo. Isso porque essa notícia favorece os candidatos.

Então, saiba que o tempo necessário para passar em concurso varia de acordo com uma série de fatores, como estes:

Nível de escolaridade exigido para o cargo

Os cargos de nível médio, por exemplo, exigem um tempo menor de estudo do que cargos de nível superior.

Por isso, você pode optar por um certame de nível médio, e, depois, se preparar melhor para fazer outro concurso mais atrativo.

Complexidade da prova

E também as provas mais complexas, como aquelas que exigem um conhecimento mais aprofundado de uma determinada área, exigem um tempo maior de estudo.

Concorrência

Geralmente, os concursos com uma concorrência mais alta exigem um tempo maior de estudo para garantir uma boa colocação, lembre-se disso.

Nível de conhecimento prévio do candidato

Os candidatos que já possuem um conhecimento prévio na área do concurso, seja por meio de estudos anteriores ou por experiência profissional, terão um tempo menor de estudo para se preparar.

Resumidamente, de forma geral, para cargos de nível médio, é recomendável estudar pelo menos seis meses antes da prova.

Já para cargos de nível superior, o tempo de estudo pode variar entre um e dois anos. Para cargos mais complexos, como juiz, promotor ou delegado, por exemplo, o tempo de estudo pode chegar a três anos ou mais.

Sendo assim, para estimar o tempo necessário para estudar para um concurso público específico, é importante considerar também os seguintes fatores:

  • Analise o edital do concurso: o edital irá fornecer informações sobre o nível de escolaridade exigido, as disciplinas que serão cobradas na prova e a concorrência esperada.
  • Metas: defina suas metas diárias, ou seja, faça isso a partir de uma determinada colocação ou uma pontuação mínima. Esse aspecto irá te impulsionar nos estudos.

É possível passar em concurso com 3 meses de estudo?

O tempo necessário para estudar para concurso depende de algumas variáveis, como o nível de preparação, a disponibilidade de tempo para estudo, o nível do concurso, dentre outras.

É possível, passar em 3 meses de estudo, mas é mais difícil. Vamos entender melhor sobre isso.

Para isso, o candidato precisaria ter um conhecimento prévio muito bom na área e estudar de forma muito intensa e focada. É necessário ainda dedicar pelo menos quatro horas de estudo por dia, todos os dias da semana.

Ou seja, para ser aprovado em concurso público com 3 meses de estudo, o candidato precisa ter um conhecimento prévio muito bom na área e estudar de forma muito focada.

É necessário dedicar pelo menos quatro horas de estudo por dia, todos os dias da semana.

Veja alguns fatores que podem aumentar as chances de passar em concurso com menos meses de estudo:

Ter um conhecimento prévio

Se você já tem um conhecimento anterior na área do concurso, seja por meio de estudos anteriores ou por experiência profissional, você terá uma base sólida para começar a estudar.

Estudar de forma intensiva

Por sua vez, você precisará dedicar pelo menos quatro horas de estudo por dia, todos os dias da semana.

Ser disciplinado

É importante ser disciplinado e manter o foco nos estudos. Você precisará ser capaz de se concentrar e estudar mesmo quando estiver cansado ou desmotivado.

Outras dicas para ajudar você a estudar de forma eficiente são estas:

  • Faça um cronograma de estudo: isso irá ajudá-lo a se manter no caminho certo e a evitar o esquecimento.
  • Estude as disciplinas mais importantes primeiro: concentre-se nas disciplinas que são mais relevantes para a sua prova.
  • Faça simulados regularmente: os simulados são uma ótima maneira de testar seus conhecimentos e de se familiarizar com o formato da prova.

É possível passar em concurso com 2 horas de estudo por dia?

É possível passar em concurso com 2 horas de estudo por dia?
É possível passar em concurso com 2 horas de estudo por dia?

Como dito, o tempo necessário para estudar para concurso pode variar e depende de alguns fatores.

É possível, mas é muito difícil ser aprovado em um certame com duas horas de estudo por dia. Para isso, o candidato precisa ter um planejamento muito bem feito e ser muito disciplinado.

Mas se você estiver disposto a se dedicar e focar nos estudos, é possível passar em concurso com duas horas de estudos a cada dia.

No entanto, é importante ser realista e entender que as chances de aprovação são menores do que se você tivesse mais tempo para estudar.

Veja outras dicas para ajudar você a estudar de forma eficiente e memorizar os conteúdos:

Concentre-se em uma disciplina por vez

É melhor estudar uma disciplina a cada vez, para que você possa se concentrar nela totalmente.

Evite distrações

Isto é, desligue seu telefone celular, desative as notificações, feche as janelas e desligue a televisão enquanto estiver estudando.

Veja ainda outras dicas para aumentar as chances de aprovação estudando pouco:

Comece a estudar com antecedência

Quanto mais cedo você começar a estudar, mais tempo terá para absorver o conteúdo e se preparar para a sua prova.

Crie um cronograma de estudo

De modo complementar, ter um cronograma de estudo irá ajudá-lo a se organizar e a manter o foco nos estudos.

Estude de forma eficiente

E não adianta estudar por horas a fio, se você não estiver absorvendo o conteúdo. Então, faça pausas regulares e utilize técnicas de estudo que sejam eficazes para você.

Enfim, com dedicação e esforço é possível passar em concurso público, mesmo com pouco tempo de estudo.

Quanto tempo estudar cada matéria para concurso?

O tempo necessário para estudar para um concurso público depende das características de cada candidato, do tempo disponível para estudos e das exigências do certame, não é mesmo?

Por isso, de forma geral, recomenda-se que o candidato dedique pelo menos uma hora para estudar cada matéria por dia.

No entanto, esse tempo pode ser ajustado de acordo com as necessidades e seus objetivos.

Para matérias mais complexas, como Direito Constitucional ou Direito Administrativo, por exemplo, pode ser necessário dedicar mais tempo de estudo.

Já para matérias menos complexas, como Língua Portuguesa ou Matemática, pode ser suficiente dedicar menos tempo de estudo. Claro que isso depende do tipo de concurso.

É importante também considerar a importância da matéria para a prova. Matérias que são mais importantes para a prova, como aquelas que têm um peso maior na nota final, devem receber mais atenção.

Sendo assim, os candidatos que já possuem um conhecimento prévio na área do conteúdo terão um tempo de estudo menor do que candidatos que não possuem nenhum conhecimento prévio.

Vamos ver algumas dicas para ajudar você a determinar quanto tempo estudar cada matéria para concurso público, veja:

Analise o edital do concurso

O edital do concurso irá fornecer informações sobre as disciplinas que serão cobradas na prova e a importância de cada matéria, dentre outras exigências e regras. Fique atento!

Defina suas metas

Aprenda a definir quais são suas metas para o concurso, como uma determinada colocação ou uma pontuação mínima.

Veja também um exemplo de como você pode distribuir o tempo de estudo entre as matérias exigidas:

  • Matérias mais complexas: 1 hora por dia;
  • Matérias menos complexas: 45 minutos por dia;
  • As mais importantes: 1 hora e 30 minutos por dia;
  • Conteúdos menos importantes: 30 minutos por dia.

É muito difícil passar em um concurso público?

Agora, que você sabe do tempo necessário para estudar para concurso, saiba que não é fácil ser aprovado em concurso público, mas depende basicamente de você!

No entanto, a dificuldade de passar em concurso público varia de acordo com uma série de fatores, como estes:

Nível de escolaridade para o cargo

Ou seja, os cargos de nível superior, geralmente, são mais difíceis de passar do que cargos de nível médio.

Complexidade da prova

As provas mais complexas, como aquelas que exigem um conhecimento mais aprofundado de uma determinada área, são mais difíceis de passar também.

Concorrência

Os concursos com uma concorrência mais alta são mais difíceis de conseguir uma aprovação. Em alguns casos, a concorrência pode ser de centenas ou até milhares de candidatos por vaga.

Por isso, se você é concurseiro iniciante, busque os concursos menos concorridos.

Nível de conhecimento do candidato

Os candidatos que já possuem um conhecimento prévio na área do concurso, seja por meio de estudos anteriores ou por experiência profissional, são os mais privilegiados nesse preparo.

Vamos ver alguns outros fatores que contribuem para a dificuldade de passar em concurso público? Observe para se organizar quanto a esses aspectos:

As provas são difíceis

As provas de concurso público costumam ser difíceis. Elas exigem um conhecimento aprofundado das matérias cobradas.

Portanto, é importante encontrar as técnicas de estudos voltadas para o conteúdo exigido, e que funcionam melhor para você e aplicá-las de forma consistente. Isso para se dar bem nas provas.

O tempo de estudo é limitado

Os candidatos geralmente têm um tempo limitado para se preparar para o concurso.

No entanto, é importante ressaltar que é possível passar em concurso público, mesmo sendo difícil. Portanto, siga nossas sugestões. Com dedicação e esforço, há como superar esses desafios e conquistar a aprovação.

Dicas para aumentar o rendimento nos estudos para concursos

Agora, que sabemos sobre o tempo necessário para ser aprovado em concursos, veja algumas técnicas de estudo que podem ajudá-lo a aumentar o rendimento nos estudos:

Resumos

Vale ressaltar que fazer resumos é uma ótima maneira de organizar o conteúdo e facilitar a revisão. Isso porque escrever é uma excelente forma de memorizar o conteúdo estudado.

Há vários professores que defendem a necessidade da escrita resumida, a qual deve ser feita de forma manuscrita pelo candidato.

Anotações

De modo complementar, fazer anotações durante dos materiais de estudo ajuda a fixar melhor o conteúdo na memória.

Isto é, destaque e anote as partes mais relevantes e de acordo com a exigência do conteúdo do edital do certame.

E o ideal é ter um caderno separado para ir anotando lembretes, os conteúdos mais relevantes e outros.

Mapas mentais

Os mapas mentais são uma ótima maneira de visualizar o conteúdo e de identificar as relações entre os conceitos. E a melhor forma, é você esboçar os mapas de acordo com os conteúdos que foram estudados.

Inclusive, há quem diz que uma imagem vale mais que mil palavras, por isso a importância de fazer isso ao estudar.

Flashcards

Os flashcards são também uma ótima maneira de testar seus conhecimentos e de revisar o conteúdo de forma rápida e eficiente. Use o post-it para isso.

Exercícios

A resolução de exercícios é uma ótima maneira de aplicar o conhecimento e de identificar áreas que precisam de mais atenção.

Então, resolver questões te ajuda a entender onde você está errando mais, o que te treina para buscar aprender o que é mais relevante.

Por outro lado, encontre maneiras de se manter motivado, como contar com o apoio de amigos e familiares ou estabelecer metas alcançáveis. E sempre que fizer simulados e se sair bem, comemore!

Isso cria em você um compromisso ainda maior rumo à sua aprovação!

Conclusão

O tempo ideal para estudar para ser aprovado em um concurso público é relativo, e é preciso ter planejamento e estar preparado, como foi visto. Mas com dedicação, esforço e planejamento, você pode conquistar a aprovação!

Se você seguir essas dicas apresentadas, estará no caminho certo para seu sucesso. E não desista! A sua aprovação pode levar tempo, mas é possível alcançar seus objetivos sim, acredite!

Que tal conhecer nossas soluções? Garanta sua aprovação nos melhores concursos, somos especialistas em garantir sua aprovação! Fale conosco!

TELEGRAM

Entrar no Grupo do TelegramAbra o link pelo o seu Celular!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

 

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.