O QUE FAZER COM A NOTA DO ENEM
O que fazer com a nota do ENEM:
Muitas pessoas, ao fazer o Enem, após concluírem o ensino médio, nem imaginam o leque de opções de uso da nota obtida no exame.
A maioria considera, apenas, o ingresso na universidade pública e o ProUni. Mas, na realidade, há outras opções para aproveitamento da nota do Enem.
Onde a nota do Enem pode ser usada:
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade todas as matérias do edital com um Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
Veja também os 6 Sites para estudar de graça para o ENEM e concursos atualizados!
SiSU
1) SiSU: O Sistema de Seleção Unificada é um programa para ingresso aos cursos de graduação das Instituições públicas de ensino superior.
A maioria das Instituições reserva a totalidade das vagas para ser preenchida pelo SiSU; outras Instituições deixam uma parcela das vagas para o SiSU e adotam outros processos para seleção, como o vestibular tradicional ou o vestibular seriado.
Para o primeiro semestre de 2019, as inscrições no SiSU deverão ser feitas no período de 22 a 25 de janeiro.
Serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino superior.
Para participar do SiSU, o candidato deverá ter nota maior que zero na redação e não pode ter participado do Enem na condição de treineiro.
Para realizar a inscrição no SiSU é necessário ter em mãos o número de inscrição do Enem 2018, CPF e a senha utilizada para acessar as notas.
O resultado será divulgado em 28 de janeiro.
Para esta edição de 2019, os candidatos poderão escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
ProUni
2) ProUni: O Programa Universidade para todos usa a nota do Enem para seleção de estudantes para ingresso em cursos superiores em Instituições particulares.
Para concorrer a vagas do ProUni o candidato não pode ser portador de curso superior e deverá ter feito a última edição do Enem.
Para participar do ProUni, a média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem deve ser de no mínimo 450 pontos e o candidato não pode ter zerado a redação.
A renda mínima per capita, para bolsa integral, não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Para candidatos com renda per capita entre 1,5 e 3 salários mínimo, a bolsa é parcial (50%).
Para o primeiro semestre de 2019, as inscrições no ProUni deverão ser feitas no período de 29 de janeiro a 01 de fevereiro.
Fies
3) Fies: Corresponde ao programa de financiamento de um curso de graduação. Para uma pessoa que conseguir bolsa parcial no ProUni, o Fies pode ser uma ótima opção para estudar com menores gastos.
Somente após de concluída a graduação é que a pessoa paga sua dívida do Fies. As inscrições para Fies deverão ser feitas no período de 5 a 12 de fevereiro de 2019.
Estudar em Portugal
O que fazer com a nota do ENEM? ⇒ 【Os segredos revelados】
4) Estudar em Portugal: Desde 2014, várias universidades de Portugal estão recebendo estudantes brasileiros em seus cursos de graduação, com ingresso via nota do Enem.
Atualmente, 37 Instituições lusitanas recebem estudantes brasileiros através da nota do Enem.
É oportuno ressaltar que, em Portugal, há pagamento de anuidade para estudar em uma universidade pública.
A última a adotar o sistema é a Universidade Europeia.
5) Compor a nota final de um processo seletivo: Em algumas faculdades particulares, a nota final do processo seletivo considera a nota do Enem + a nota do vestibular aplicado pela instituição.
Como estudar para o ENEM e vestibular sozinho?
ENEM 2020: Saiba as novidades, datas e o que estudar.
Mais informações sobre nós!
TELEGRAM
0 Comentários