Não consigo estudar! 10 Dicas e soluções
Não consigo estudar! 10 Dicas e soluções
Você alguma vez já se pegou pensando: não consigo estudar, o que fazer?
Isso é algo comum a todo concurseiro, que em algum momento passará por problemas de concentração ou de dificuldade para encontrar motivação para os estudos.
Não adianta tentar forçar o que não está dando certo, como passar horas sentado em uma mesa sem estar realmente focado nos estudos e aprendendo, ou ainda passar horas sem descansar.
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade todas as matérias do edital com um Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
Conhecer algumas dicas ou soluções para isso ajudará você a conseguir estudar bem melhor e a ter um aprendizado maior, o que fará uma enorme diferença no resultado obtido no concurso público.
A partir de agora, mostrarei a você alguns pontos que irão lhe ajudar a estudar mais e melhor, sem passar dias longe dos livros ou mesmo horas sentado lendo sem aprender de verdade.
Diga adeus às dificuldades de estudar lendo este texto até o final!
1- Você criar turnos pequenos de estudos
A melhor forma de você conseguir estudar melhor é criando pequenos turnos de estudos, algo que a maioria acredita não ser o mais adequado, mas que irá sim ajudar em seus planos de aprender mais e passar em um concurso.
Existe um entendimento equivocado de que a maneira certa de estudar é sentar em uma cadeira e passar 6 a 8 horas seguidas lendo ou assistindo aulas.
Isso, por si só, já é algo bem desanimador, não é verdade?
Ninguém consegue manter o foco no estudo por tanto tempo e o aprendizado é extremamente prejudicado por conta disso.
A minha dica, portanto, é que você estabeleça para a sua rotina diária pequenos turnos para estudar, como é o caso da técnica Pomodoro.
Apesar de ela ainda não ser altamente popular, como deveria, já há muitas pessoas que a conhecem e conseguem tirar o melhor dela, e você deve entrar nesse seleto grupo.
O método de estudo Pomodoro consiste em você estar estudando durante 25 minutos, com foco total naquilo que está fazendo, e depois parar para descansar por 5 minutos, antes de voltar à atividade.
Pode acreditar que isso vai trazer resultados incríveis e você não irá mais passar nenhum dia pensando “não consigo estudar hoje, deixarei para amanhã”.
2- Descanse para melhorar o seu aprendizado
Você achou que aqui iria apenas dar dicas para estudar melhor, baseadas na prática de ler ou dividir o tempo de estudo?
Pois sabia que para que seja possível estudar de maneira eficiente é preciso que você descanse, já que isso ajuda muito a potencializar o seu aprendizado.
O descanso aqui não é ficar sentado ou deitado, após meia hora ou duas horas de estudo, mexendo no celular ou assistindo seriado na televisão, mas sim tirando um cochilo.
Quando você dorme por um período de tempo curto, entre 20 e 40 minutos, é possível livrar-se do cansaço que poderá impedir o seu aprendizado.
Uma dica é você repousar logo após almoçar, aproveitando essa pausa para descansar bem com um bom cochilo e poder aumentar o seu desempenho no momento de estudar à tarde.
Caso você trabalhe e passe o dia fora tendo apenas o período da noite para estudar, é muito válido tirar um bom cochilo quando chegar em casa antes de iniciar o período do estudo.
Veja nosso novo artigo: Atividades de Pronomes Pessoais com Dicas de Uso e Gabarito
3- Evite qualquer tipo de distração
As distrações podem impedir você de estudar o que deveria ao longo do dia, portanto, o melhor a se fazer é evitá-las.
O celular é um dos males principais dos concurseiros, principalmente devido às redes sociais, que fazem as pessoas desejarem estar a todos os momentos conectados.
Na atualidade, a maior dificuldade de quem estuda para concurso é conseguir desapegar-se do celular e das notificações do Instagram, Whatsapp, Twitter, entre outras.
O uso das redes sociais e do celular a todo momento, impedindo-o de estudar, pode colocar você em um verdadeiro ciclo de desmotivação, atrapalhando todos os seus planos.
O melhor a se fazer é colocar o seu celular no silencioso ou mesmo desligá-lo durante o período de estudo, assim como ficar bem longe da televisão e de tudo o que está passando nela.
Quando alguém se encontra desmotivado, toda fonte de distração, por menos interessante que seja aquilo que está acontecendo, torna-se melhor do que estudar.
Portanto, a dica é livrar-se de uma vez dessas distrações dentro de cada ciclo de estudos diário, o que permitirá uma melhor otimização do seu tempo e um aumento do seu desempenho e aprendizado.
4- Encare sempre os estudos como sendo a sua profissão
Quem está preparando-se para um concurso deve ter em mente que está fazendo tudo para mudar a sua vida e alcançar o emprego dos sonhos.
Dessa forma, os seus estudos já devem ser considerados como a sua profissão, afinal, eles é que irão te levar até o cargo tão almejado no serviço público e à desejada estabilidade.
A maioria das pessoas não encara ainda os estudos dessa forma e é por isso que muitas delas encontram uma enorme dificuldade para conseguir uma rotina diária.
Quando você estiver trabalhando em seu cargo, será preciso dispender tempo do seu dia para exercer a sua profissão, então encare os seus estudos e as horas diárias de estudo como já sendo uma parte do seu futuro trabalho.
Isso via lhe permitir dedicar-se ao máximo, principalmente por ajudar a manter o foco total nos estudos e na provável aprovação no concurso.
Da mesma forma que na vida profissional, em sua vida como estudante para concursos públicos é preciso definir horários, tarefas a serem realizadas e os cronogramas semanais do que precisará ser feito.
Tudo isso ajudará, inclusive, você a ter um maior senso de responsabilidade para sua vida a partir de agora.
5- Faça uso do material adequado
O uso do material adequado pode ser de grande ajuda quando você pensa em “porque não consigo estudar”, já que muitas pessoas utilizam materiais que não tem nenhuma relação com seu nível de conhecimento.
Se você está começando agora a estudar, por exemplo, direito penal, é possível buscar por materiais que iniciem os ensinamentos de uma maneira mais básica.
Caso você venha optar por um material voltado para pessoas com conhecimento avançado no tema, então dificilmente conseguirá acompanhar o que está sendo ensinado ali e isso só irá lhe trazer problemas em seu aprendizado.
A dica é sempre optar por apostilas, por livros e por videoaula que sejam sim desafiadoras para você, mas na medida certa, evitando materiais que tenham conteúdos que estejam acima daquilo que domina.
Isso poderá apenas gerar desmotivação e trazer menos vontade para que você continue a estudar, portanto, sempre opte pelo uso do material adequado.
6- Praticar atividades físicas ajuda a estudar melhor
Pode até ser que você ache essa afirmação estranha em meio a dicas do que fazer quando não se consegue estudar, mas acredite, a prática de atividades físicas pode lhe auxiliar muito a estudar melhor.
Isso não quer dizer que você tenha que entrar obrigatoriamente em uma academia para fazer musculação ou crossfit se não quiser.
A ideia é que você pratique qualquer tipo de atividade física para garantir uma boa saúde física e mental, afinal, as duas complementam-se e isso pode lhe prejudicar nos estudos.
Se você realizar mesmo atividades simples, como subir ou descer escadas, caminhar, correr ou mesmo dançar em casa, isso poderá fazer com que a sua mente funcione melhor e com que o seu rendimento mensal seja positivo.
Portanto, adicione essa solução em sua vida e faça dela um hábito!
7- Desprenda-se do modelo clássico de estudos
A maioria dos concurseiros apega-se ao modelo de estudos clássico para preparar-se para os concursos que virão, mas isso pode trazer problemas.
Não são todas as pessoas que se adaptam a ele e há muitas que podem conseguir melhores resultados testando métodos alternativos.
Você não precisa apenas ler ou assistir aulas para ter sucesso nos estudos, apesar de esses serem métodos já bastante conhecidos e que auxiliam muito qualquer candidato.
Nos dias em que você realmente não conseguir mais tirar nada dos métodos clássicos, como fazer resumos, assistir aulas ou resolver questões, quando estiver altamente esgotado, há sempre opções para continuar aprendendo.
Uma dica é utilizar aqueles dias nos quais é mais difícil estudar para ler a respeito de assuntos que estejam fora de contexto, como ler notícias a respeito do direito penal ou civil.
Isso permite que você adquira um conhecimento diferenciado, a partir do momento em que se opta por uma análise estrutural de uma determinada matéria, por exemplo.
Há também a possibilidade de que você ensine a um amigo seu sobre uma matéria que tem domínio, o que é uma forma não só de aprender, mas de consolidar o seu conhecimento.
Qualquer maneira que você usar para aprender, mesmo que não seja um método clássico, vai estudar na hora do concurso e manterá a sua motivação constante.
8- O método Cornell pode ajudar
Uma dica de ouro que trago para você que tem apresentado dificuldades de estudar é usar o método Cornell.
Essa estratégia tem como base o uso de anotações, tendo sido criada por um professor da renomada Universidade Cornell, dos Estados Unidos.
A premissa dele é que você esteja organizando todas as suas anotações para deixá-las de uma forma mais fácil de compreender visualmente e mais dinâmica, o que ajudará muito em seu estudo e conhecimento.
Você deverá colocar esse método em prática dividindo todas as páginas de anotações feitas em três partes principais:
- Uma delas irá ser usada para que você parafraseie as ideias principais daquele conteúdo, seja um texto ou uma aula, colocando-as na área central
- A segunda área, que deverá ficar no canto esquerdo, será utilizada para resumir essas ideias
- A terceira e última área, que deverá ser colocada na parte inferior da sua folha de anotações, deverá servir para pôr todas as perguntas e ainda um resumo bem breve a respeito do tópico em questão
9- Sempre tenha em mente qual é o seu propósito
Essa é mais uma dica ou solução motivacional do que algo para pôr em prática na hora dos estudos, mas fará uma enorme diferença igualmente.
Você deve sempre ter em mente qual é o seu propósito final com os estudos, principalmente nos dias mais difíceis e nos quais é normal pensar: “não consigo estudar e não conseguirei aprovação”.
Nesses dias, você deve manter o seu foco no seu principal objetivo, que é ser aprovado no concurso público e alcançar um emprego estável, com um bom salário, e isso fará uma enorme diferença.
Quem não tem bem definido qual é o objetivo final de todo o esforço que está fazendo agora tem muito mais chances de não obter os resultados desejados.
10- Você precisa aprender a gostar de estudar
A última dica para que você consiga sempre estudar e obter bons resultados é: você precisará aprender a gostar dos estudos.
As pessoas acostumam-se, contudo, em suas vidas, afinal, o ser humano é altamente adaptável e do mesmo modo que você passa a amar certos hábitos, como comer de maneira saudável, é possível aprender a gostar de estudar.
Isso serve, principalmente, para aquelas matérias nas quais você tem uma maior dificuldade, pois vai ser mais fácil aprendê-las.
No começo pode parecer impossível para a maioria gostar de materiais como raciocínio lógico, direito constitucional ou civil, mas acredite, isso é possível.
Quando você alcançar esse objetivo, em vez de ficar pensando que infelizmente vai ter que estudar novamente aquela matéria, será possível animar-se para aprender mais sobre ela.
O resultado é que você terá mais motivação e menos problemas para conseguir estudar, ainda mais nos dias de matérias que não costumava gostar.
11- Não consigo me concentrar para estudar
A concentração é necessária, pois não adianta nada você estudar o dia todo e não lembrar de nada depois e principalmente na hora da prova. A concentração é necessária para memorizar o conteúdo estudado. Dica para concentrar, estude períodos pequeno, de preferência uns 10 minutos, sendo este tempo totalmente focado e se o mundo estiver acabando você não vai saber, pois está concentrado.
1 | Não consigo estudar ansiedade – comece hoje de pouco em pouco. |
2 | Não consigo estudar o que fazer – procura ajuda de amigo ou do professor. |
3 | Não sei o que estudar- Leia o edital, pode ser das provas anteriores ou ajuda do professor e amigo. |
4 | Por que não consigo estudar? – pode falta de treino, comece hoje. |
5 | Pq não consigo estudar |
7 | Eu não consigo estudar |
8 | Por que eu não consigo estudar |
9 | Não consigo estudar ead |
10 | Eu não consigo estudar pensando em você |
11 | Não consigo estudar sozinho |
Conclusão
Como você viu, é normal que todo concurseiro, em algum dia, realmente não consiga estudar, mas se isso acontece com frequência, pode ser que esteja havendo algum sério problema.
Neste texto, você pôde conhecer algumas dicas muito boas sobre como conseguir reverter esse quadro e continuar aprendendo, o que facilitará a sua aprovação.
Gostou do artigo de hoje sobre dicas e soluções quando não consigo estudar?
TELEGRAM
0 Comentários