Dicas para montar e manter uma rotina de estudos
Dicas para montar e manter uma rotina de estudos
Todo concurseiro precisa montar a sua própria rotina de estudos, mas mais do que isso, necessita aprender a como mantê-lo.
Ninguém consegue obter êxito em um concurso, seja ele qual for, sem manter uma rotina que lhe permita estudar os assuntos certos, nos dias certos e nos horários certos.
A tentativa de estudar sem uma rotina vai fazer apenas com que você fique dando voltas, principalmente em conteúdos com os quais têm maior afinidade, não prepare-se adequadamente e de modo suficiente para a aprovação.
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade com o Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
Pensando nisso, resolvi trazer este artigo para mostrar algumas importantes dicas para montar e manter uma rotina de estudos.
Acompanhe!
1- Faça uma avaliação da sua rotina diária
A primeira dica para que você possa montar e manter a sua rotina de estudos é fazer uma avaliação da sua rotina diária.
Você deve ter em mente as seguintes questões:
- Trabalha atualmente?
- Se sim, quantas horas por dia e qual período?
- Tem se dedicado apenas ao estudo para concursos?
- Há outras atividades diárias que ocupam o tempo livre?
- Faz cursinho ou estuda apenas em casa?
O conhecimento de todas essas atividades diárias é imprescindível para que você possa encontrar horários livres dentro da sua semana, o que irá lhe permitir criar um calendário de estudos.
2- Escolha um ambiente tranquilo para estudar
Um dos fatores mais importantes na hora de criar uma rotina de estudos é a escolha de um ambiente tranquilo e que seja bem organizado, mas a maioria das pessoas não atenta-se a isso.
Quando você encontra-se em um ambiente extremamente bagunçado, isso acaba atrapalhando a sua mente e o seu foco, reduzindo a sua produtividade.
O espaço que você irá separar para estudar deverá ter algumas características principais, como:
- Tenha uma mesa ou escrivaninha que lhe proporcione o máximo de conforto
- Opte sempre por um local silencioso
- Tenha uma boa conexão de internet, mas sem acessar as redes sociais
- O local deverá contar com tudo o que você precisa para aprender
- O lugar de estudo deverá ser bem arejado e bem iluminado
3- Você precisa saber o que fará
Agora que você já definiu como é a sua rotina diária e as atividades que tem que fazer, e o período que cada uma ocupa, e escolheu um canto para estudar, é o momento de estipular aquilo que precisará fazer.
Você deve ter em mente quais são as tarefas que irá ter que realizar naquele dia e horário, o que vai ajudar a dar um maior direcionamento da sua energia, tornando tudo mais prático.
Esse é o momento também no qual você deverá preparar-se para o próximo passo, que é a criação do seu cronograma de estudos.
4- Monte o seu cronograma de estudos
Você precisará, a partir dos horários disponíveis/livres que possui em sua rotina semanal, montar o seu cronograma de estudos, colocando cada uma das disciplinas que precisarão ser estudadas.
Um cronograma de estudos permitirá que você saiba o que estudará cada dia da semana e em cada horário, evitando um erro comum de muitos concurseiros que é estudar muito uma determinada disciplina e outras não.
Uma dica importante na hora de montar esse cronograma para sua rotina de estudos é intercalar sempre aquelas disciplinas mais fáceis com aquelas mais difíceis para você.
Você verá como isso exigirá menos do que, por exemplo, colocar todas aquelas disciplinas mais difíceis em um único dia.
Outro ponto importante é variar nos tipos de conteúdos que serão utilizados no seu cronograma de estudos, ou seja, entre aulas online e leitura de PDFs, bem como resolução de exercícios, por exemplo.
5- Tenha sempre horários fixos para estudar
Não adianta você tentar criar um cronograma de estudos usando horários variados, estudando uma segunda-feira pela manhã e a outra à noite, por exemplo.
É preciso ter em mente que o nosso cérebro demora até criar um hábito, transformando o seu objetivo em uma rotina diária.
Considerando isso, você montará a rotina de estudos sempre com horários fixos para cada atividade que fará parte do cronograma.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que isso é algo sem importância, o seu cérebro irá se acostumar muito mais facilmente a realizar essas atividades sempre na mesma hora.
Em pouco tempo, você estará acostumado, terá motivação para estudar cada disciplina naquele horário fixo e procrastinará bem menos no momento da prática do estudo.
+ Começando a preparação e está em dúvida sobre quantas horas estudar por dia para ser aprovado? Então leia nosso artigo descubra agora mesmo!
6- Evite qualquer tipo de distração
As distrações costumam acabar com qualquer rotina de estudos, isso é um fato, portanto, você precisa evitá-las a qualquer custo.
Hoje em dia, a maioria das distrações para os estudos, sem dúvidas, é o celular e as redes sociais, como Instagram e Whatsapp, que fazem as pessoas estarem conectadas a todo momento.
A televisão também pode ser uma distração enorme, por isso você deve tomar cuidado e manter o ambiente onde vai estudar longe dela.
Como o celular é mais difícil de manter longe, tente colocá-lo no silencioso ou desligá-lo enquanto estuda, o que vai facilitar bastante que você mantenha o foco no que está sendo feito.
Não esqueça que qualquer mínima distração é capaz de prejudicar todo o seu esforço, a sua concentração e o seu foco, atrapalhando a sua rotina de estudos e os seus objetivos de ser aprovado.
7- Deixe todos aqueles materiais que vai precisar ao alcance
Um erro que muitas pessoas cometem é não deixar próximos de si os materiais que são necessários para estudar por perto, seja um livro, uma apostila, um caderno ou o notebook para assistir as aulas online.
Coloque tudo o que precisará próximo de você antes de começar os estudos, isso vai evitar que ocorram distrações para ir buscar pelos materiais, interrompendo a leitura ou a prática de exercícios.
Lembre-se do que foi dito anteriormente e tenha em mente que toda pequena distração pode gerar problemas no seu desempenho e nos resultados que obterá no concurso.
8- Cuide bem do seu corpo
Pode parecer uma dica sem fundamento e importância para muitos, mas o cuidado com o seu corpo é muito importante para conseguir manter uma rotina de estudos.
Você vai precisar de uma quantidade maior de energia para que possa cumprir com a rotina e os compromissos de estudos, ainda mais quando as suas atividades diárias ainda não forem hábitos.
Como isso exige muito do seu corpo e da mente, a necessidade dos cuidados com a saúde é enorme, por isso você deve focar em ter bons hábitos alimentares e exercitar-se constantemente.
Vai ser muito mais fácil ter toda a energia necessária para o seu dia a dia, além de se preparar muito melhor para a prova que está vindo e que também exigirá muito de você.
E se você realmente acha que cuidar do seu corpo não influencia em nada na sua rotina diária de estudos, saiba que os profissionais do xadrez têm rotinas de treinos e de alimentação tão regradas quanto a de esportistas.
Além disso, nos dias atuais, em que os E-Sports tornaram-se mais populares e se profissionalizaram, seus jogadores também precisam seguir à risca uma rotina de bons hábitos para manter os ótimos resultados alcançados.
9- Opte por métodos diferentes de estudos
Muitas pessoas já começam a estudar através dos métodos tradicionais, sem fazer nenhum tipo de teste para saber qual melhor encaixa-se em seu perfil.
Por isso mesmo é que você deveria investir nos métodos diferentes, como é o caso do uso de flashcards, dos mapas mentais ou da técnica Pomodoro, para entender qual é aquele que irá lhe permitir aprender mais.
A técnica Pomodoro é considerada como uma das principais para quem deseja aprender uma técnica que seja otimizada em termos de tempo e que ajude a render bem mais.
10- Realize pausas constantes
As pausas estão entre os fatores mais essenciais para montar e manter uma rotina de estudos, então não descansar pode colocar em risco todo o seu planejamento.
É preciso que você inclua esses momentos de descanso e de lazer no seu cronograma, para que nunca deixe de cumpri-los.
Você perceberá como essas pausas vão lhe permitir estar mais restaurado e relaxado para que seja possível aprender mais e ter uma maior produtividade.
As pausas também ajudam na liberação dos hormônios, como é o caso daqueles do prazer e do bem-estar, por exemplo, trazendo uma maior tranquilidade e menos estresse.
11- Crie uma forma de retorno visual
Montar a sua rotina de estudos através de um cronograma permite que você visualize melhor tudo aquilo que já cumpriu em termos de estudos e o que ainda falta realizar.
Para isso, você deverá criar um retorno visual para que seja possível fazer essas verificações, observar os obstáculos pelos quais já passou, o que ajuda a motivar, e o que ainda falta ser enfrentado.
Quem não usa esse tipo de retorno visual acaba desmotivando-se rápido, principalmente quando o sentimento da improdutividade começa a aparecer.
Você precisa sempre ter tudo organizado, o que irá lhe permitir fazer o que for preciso da maneira certa e não deixar nada para depois, muito menos esquecer matérias essenciais para seu aprendizado e a sua aprovação.
12- Tenha um tempo apenas para revisões
As revisões são imprescindíveis e é por isso mesmo que você precisa delas para manter a sua rotina de estudos.
Muitas pessoas acreditam que é chato revisar assuntos que já foram vistos, ainda mais porque costumam ocasionar uma sensação de que não se está progredindo, entretanto, as revisões são essenciais.
Elas impedirão que você esqueça aqueles assuntos que viu há algumas semanas ou meses, mantendo-os sempre frescos em sua mente.
Por conta da curva de esquecimento, se você não revisar dentro de 24 horas um conteúdo que aprendeu em um dia é muito provável que acabe esquecendo-se dele, em mais de 50% do que foi estudado.
Todas as informações que você lê e coleta com os estudos necessitam ser reforçadas para que não sejam perdidas e é aí que entra a importância de colocar horários para fazer revisões no seu cronograma.
As revisões, então, devem também ter horários fixos para que você saiba quando fazer e crie um hábito para que não acabe deixando-as para depois, o que leva à procrastinação.
Faça simulados principalmente se for prova objetiva.
13- Anote as suas dúvidas para que possa esclarecê-las
Se você montou um cronograma de estudos, criou a sua rotina e está estudando constantemente, fazendo revisões das matérias aprendidas, mas não anota as suas dúvidas, então saiba que os riscos são enormes.
Você precisa sempre anotar todas as suas dúvidas, que forem surgindo ao longo dos seus estudos, para ir esclarecendo-as posteriormente.
Pense que uma dúvida que você não esclareceu pode acabar sendo uma questão que não saberá responder e errará, afetando suas chances de aprovação.
Você deve ter essas dúvidas em mãos para mostrar ao professor no cursinho presencial, colocar nos fóruns em cursos online ou mesmo para pesquisar a respeito do tema na internet.
Tudo ajudará no aumento do conhecimento e das suas chances de ser aprovado no concurso dos seus sonhos.
+ Concurso público ou empreender: Qual a melhor escolha? Abrir uma empresa ou prestar concurso? Se você tem esta duvida Clique Aqui!
14- Defina quais suas metas e objetivos
Por último, uma dica que poderia muito bem ser a primeira deste texto: defina quais são suas metas e objetivos.
A falta de uma definição clara a respeito deles pode colocar em alto risco à sua motivação e, consequentemente, suas chances de continuar mantendo a rotina de estudos rumo à aprovação.
As pessoas acabam esquecendo de um ponto tão importante e básico quanto à definição de metas e objetivos, então coloque-os em um papel, anote no seu celular ou notebook, mas tenha eles em mente para continuar em frente.
Conclusão
Como você viu, criar uma rotina de estudos não é algo que todos fazem, muito menos mantê-la durante um período de tempo de meses, mas com algumas dicas é possível colocar tudo isso em prática facilmente.
Neste texto, você pôde ver algumas das mais importantes dicas para garantir que a sua rotina vai ser criada e que irá segui-la até o dia da prova da maneira certa.
Gostou do artigo de hoje sobre as dicas para montar e manter uma rotina de estudos?
TELEGRAM
0 Comentários