Como Memorizar Com Mais Facilidade?
Como memorizar com mais facilidade?
As pessoas que estudam para concursos tendem a buscar bastante informações a respeito de como memorizar com facilidade.
A quantidade de conteúdos em um edital de concursos é tão extensa que não há como buscar aprender tudo a fundo, então muitas coisas você vai ter que memorizar através de técnicas específicas.
O melhor é que essas técnicas poderão salvar você na hora da prova, permitindo relembrar certos assuntos que foram cobrados nas questões do certame.
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade todas as matérias do edital com um Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
Mas como fazer para conseguir memorizar com maior facilidade?
Há algumas técnicas e métodos que podem ser usados para facilitar a memorização dos mais diversos assuntos.
Você deve incluí-los em sua rotina de estudos, deixando de lado aquele velho hábito e “depois revejo ou reviso para aprender”, o que vai evitar que uma bola de neve seja formada.
Se você realmente quer saber como memorizar mais e com maior facilidade, não deixe de acompanhar esse texto até o final!
1- Saiba qual seu estilo de aprendizagem para memorizar com facilidade
Antes de você simplesmente começar a usar todos os métodos ou técnicas de memorização, é preciso descobrir qual é seu estilo de aprendizagem.
Isso porque cada pessoa tem suas próprias aptidões, inclusive em relação a como aprender, então é preciso saber qual a melhor forma para você.
Pode ser que os estímulos visuais sejam a melhor opção para o seu melhor aprendizado e memorização, enquanto outras pessoas se saem bem somente com estímulos auditivos.
A seguir, veja uma lista com os estilos de aprendizagem principais e descubra qual é o seu:
- Estilo visual: você aprende melhor por meio dos estímulos visuais, como as imagens ou os mapas mentais.
- Estilo de leitura: o seu aprendizado é mais amplo por meio da leitura.
- Estilo auditivo: o aprendizado auditivo é aquele no qual você consegue ter melhor desempenho por meio dos sons, sejam eles músicas ou mesmo palavras faladas.
- Estilo cinestésico: é o aprendizado feito por meio dos movimentos corporais, como a escrita de resumos ou grifar textos.
Existem algumas formas de saber qual é o seu melhor estilo de aprendizado, como é o caso do chamado “questionário VARK”, que a sigla para visual – auditivo – leitura – cinestésico, em inglês.
Com isso tudo, você, com certeza, vai conseguir desenvolver-se em relação a como memorizar com facilidade.
2- Faça uso dos mnemônicos
Uma das principais técnicas de memorização é a mnemônica, pois ele ajuda muito a memória e faz com que você lembre-se facilmente de qualquer assunto.
Essa técnica consiste em criar gráficos, palavras, símbolos ou frases que estejam diretamente relacionadas a um assunto que você quer memorizar.
O melhor de tudo é que os mnemônicos não têm nenhum tipo de regra ou lei, sendo possível criá-los de forma livre, entretanto, desde que aquilo faça sentido para você.
É possível encontrar mnemônicos nas mais diversas áreas do conhecimento, como é o caso do direito administrativo L.I.M.P.E. (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), os princípios administrativos.
Se você quer aprender a como memorizar textos e conteúdos diversos, a técnica mnemônica poderá lhe auxiliar muito.
3- Faça uso dos flashcards
Uma outra forma de como memorizar com facilidade qualquer assunto é por meio do uso dos flashcards, ferramentas que permitem uma assimilação mais rápida e prática dos conteúdos.
Esses flashcards tratam-se de cartões pequenos nos quais você anotará, em um lado, a pergunta e no outro a resposta.
Você pode usá-los para exercitar todo o conhecimento que obteve em um determinado conteúdo de maneira prática, sabendo até que ponto aprendeu de verdade e o que precisa ser reforçado, através da memorização.
4- Faça uso da associação em blocos
Uma forma eficaz para memorizar tanto conteúdo necessário para um concurso público é a associação em blocos, conhecida como chunking.
Mas o que isso significa?
Esse processo trata-se de quebrar uma informação em várias partes menores e depois organizar todas elas em blocos.
Você já deve ter feito isso, por exemplo, para decorar o número do seu telefone, do seu RG ou mesmo do CPF, bastante quebrá-los em três ou quatro partes menores.
Por exemplo, um telefone com número 3421-5945 pode ser quebrado nas partes: 34 – 21 – 59 – 45, facilitando a memorização.
A técnica pode ser usada também para os estudos em concursos públicos, como no caso das leis e dos seus artigos.
+ Concurso público ou empreender: Qual a melhor escolha? Abrir uma empresa ou prestar concurso? Se você tem esta duvida Clique Aqui!
5- Utilize a repetição para memorizar
Uma forma de como treinar a mente para memorizar é fazer uso da repetição, que ajuda a estimular melhor a apreensão dos significados.
Isso quer dizer que o conteúdo que você está memorizando tem que fazer sentido para si, ou ele cairá no esquecimento facilmente.
Você pode aplicar a memorização através da repetição de diferentes maneiras, como é o caso de ouvir áudios sobre um assunto específico e depois repetir tudo aquilo que aprendeu em voz alta.
Uma outra forma é através da escrita dos conteúdos, como é o caso de esquemas e de resumos, e depois passar a envolver-se diretamente com eles.
Se você é uma pessoa que tem um aprendizado melhor com a leitura, vale a pena depois repetir em voz alta tudo aquilo que aprendeu ao ler um determinado assunto.
O que você deve levar de mais importante a respeito desse modo de memorização é: ele precisa ter forma e fazer sentido para você ter êxito.
6- Conecte as informações novas e velhas
Quem deseja aprender a como memorizar rápido para provar deve buscar conectar as informações novas e velhas, o que é algo muito eficaz.
Isso é fato porque a contextualização, segundo especialistas, é uma das fórmulas de maior sucesso para quem deseja reter informações, o que significa que você deve integrar os seus novos conhecimentos ao que já possui.
Uma maneira de conseguir colocar isso em prática é estar integrando tudo aquilo que aprendeu com dados da vida real.
Para quem estuda direito, por exemplo, é fácil fazer a integração daquilo que aprendemos com o que vivemos em nosso dia a dia, seja em termos de direito penal, constitucional ou civil, entre outras áreas.
7- Você deve escrever tudo aquilo que necessita lembrar
Sim, como eu disse no primeiro tópico, nem todas as dicas de memorização vão funcionar com todos e você não usará todas elas, depende do seu estilo de aprendizagem.
Para quem é bom com cinestésico, o que significa que se sai melhor escrevendo ou grifando, realizando movimentos, escrever aquilo que você precisa se lembrar é uma ótima forma de memorizar e jamais esquecer.
A escrita é uma atividade mental que envolve de forma direta todas as funções da sua memória, o que ajuda na memorização e aprendizado.
Quando você está escrevendo, a sua mente passa a lançar diversos estímulos para vasculhar tudo na sua memória, buscando pelas diversas expressões, palavras, experiência, fazendo comparações, seleções e exclusões.
É por conta disso que registrar tudo isso no papel vai ajudar muito mais na memorização com maior facilidade.
8- Fale o que aprende em voz alta
Falar em voz alta é uma excelente maneira de como memorizar com facilidade, principalmente se o seu estilo de aprendizagem é auditivo.
As pessoas que leem as informações em voz alta conseguem uma melhor memorização, o que é algo muito positivo para quem estuda para concursos.
A memorização por falar em voz alta acontece através do chamado “efeito de produção”, que nada mais é do que a dupla ação de se falar e de se ouvir, que ajuda na fixação das palavras em sua memória de longo prazo.
Assim, quando você for estudar, leia sempre em voz alta ou depois de ler a primeira vez mentalmente, repita todo o conteúdo para si de frente para o espelho.
9- Os mapas mentais podem ajudar
Os mapas mentais estão entre as técnicas mais famosas para memorização e permitem que nós possamos fazer associações entre diversas ideias.
Além disso, a técnica ainda funciona como um ótimo estímulo para a criatividade, o que irá lhe auxiliar ainda mais no conhecimento adquirido para o concurso.
Você pode fazer seu próprio mapa mental usando folhas de ofício ou por meio de sites e aplicativos na internet, o que para muitos é bem mais fácil.
A primeira coisa a se fazer é escolher um tópico central, que vai ser a palavra-chave que ficará no centro do mapa.
É a partir dela que você traçará as linhas e as ramificações com ideias que irão representá-las.
Sem nenhuma dúvida, essa é uma das melhores maneiras de como memorizar leis com maior facilidade.
10- Procure dormir bem para memorizar com mais facilidade
Essa não é bem uma técnica ou método de memorização, entretanto, poderá lhe auxiliar bastante a alcançar seus objetivos.
Ter uma ótima noite de sono ajuda tanto no momento dos estudos quanto na memorização, e estudos já comprovaram isso.
Aquelas pessoas que preferem não dormir para estudar mais acabam tendo um péssimo desempenho e não conseguem memorizar o que desejam.
Algumas dicas para ajudar a você a dormir bem é ter horários para deitar e levantar, não usar o celular quando estiver deitado, muito menos deixar a televisão ligada, além de não consumir nenhum tipo de bebida estimulante.
Conheça o ranking dos melhores cursos online para concursos públicos do Brasil, os 6 melhores!
11- Use o método de Loci para memorizar
Para você que quer ter a certeza de que lembrará do que estuda, não há dúvidas de que o método de Loci (conhecido também como Palácio da Memória) é uma das melhores opções.
A técnica faz uso de informações que são familiares a respeito do seu ambiente, o que irá lhe permitir recuperá-las de maneira bastante rápida.
E como é feita a construção do “Palácio da Memória”? Veja algumas dicas que irão lhe auxiliar bastante:
- Você deve escolher um lugar que seja familiar, como é o caso do seu quarto ou da sala de casa
- Você deverá traçar de forma mental a disposição de todos os objetos que estão no ambiente, como a cama, a mesa de estudar, o ventilador, etc.
- Você deverá associar então informações e conceitos que sejam essenciais nos seus estudos a cada um desses objetos
O resultado é incrível e lhe permite memorizar muito mais facilmente.
12- Esteja sempre exercitando seus conhecimentos
Uma das melhores formas de você conseguir memorizar com maior facilidade é estar exercitando os seus conhecimentos, ou seja, colocar em prática tudo aquilo que aprendeu.
Os concurseiros precisam estar sempre resolvendo exercícios e questões de provas passadas, o que ajuda bastante a melhorar não só o aprendizado, como também a memorização.
13- Veja materiais didáticos (como filmes e vídeos) sobre o tema
Quem tem facilidade para aprender por meios visuais ou auditivos pode se dar muito bem assistindo a materiais didáticos, como filmes e vídeos, sobre um determinado tema.
O melhor é que há muitas opções hoje na internet, tanto no próprio YouTube, como nas redes sociais e mesmo nos serviços de streaming.
Se você não tiver a fim de ver filmes ou séries, uma dica é ouvir podcasts, uma excelente maneira de como memorizar com facilidade nos dias atuais.
14- Ensine o que sabe a outra pessoa
Apesar de ser similar à técnica de falar em voz alta, nesse método de memorização você precisará ensinar aquilo que aprendeu a uma outra pessoa.
Não há dúvidas de que essa é uma das melhores formas de fixar em sua mente o que foi estudado, pois a sua mente será estimulada a lembrar sempre que você explicar sobre um assunto a alguém.
Portanto, ajude a transmitir conhecimento e saber ao mesmo tempo em que consegue memorizar diversos assuntos diferentes.
15- Revise constantemente
A prática de revisar, que muitas pessoas não gostam, pode ajudar muito você a memorizar o máximo possível de informações.
Não adianta ler ou assistir um conteúdo uma única vez e nunca mais ouvir falar sobre ele, pois o assunto cairá em esquecimento.
Quanto maior for o tempo de exposição de um tema, maior será o aprendizado a respeito dele e mais você memorizará o conteúdo.
Como memorizar com mais facilidade com o curso do professor Renato Alves
PRODUTO:
Considere um produto que é o Estudo Memorização, um programa EAD completo que revoluciona a preparação para concursos.
Guiados por um especialista em neuroaprendizagem, os alunos desvendam os segredos das ciências cognitivas e da filosofia da mente para potencializar sua capacidade de concentração, memória e aprendizado acelerado.
Com técnicas avançadas de memorização, os estudantes eliminam o temido branco na hora da prova e aprendem mais em 1/3 do tempo dos concorrentes, despertando sua supermemória interior.
Este programa completo oferece aulas gravadas em qualidade HD, atualizações constantes de conteúdo e um aplicativo para acesso offline.
Além disso, os alunos recebem 4 ferramentas grátis, incluindo masterclass de foco e disciplina, kit de emergência para provas inesperadas e o livro ”O Segredo dos Gênios”.
O suporte personalizado do recordista brasileiro de memória e sua equipe de especialistas, incluindo um neurocientista, potencializam ainda mais os resultados.
Destinado a estudantes iniciantes e experientes, o Estudo Memorização é o caminho para conquistar aprovação em concursos com agilidade e confiança.
Aproveite essa oportunidade única para potencializar seu cérebro, destravar seu verdadeiro potencial e alcançar resultados extraordinários com o método testado e garantido do recordista brasileiro de memória.
Chegou a hora de brilhar e destacar-se na jornada rumo ao sucesso acadêmico e profissional!
Técnicas de Memorização e Concentração Para Estudante é a melhor do Brasil com o professor Renato Alves.
Conclusão
Como você viu, a memorização é muito importante para quem vai fazer um concurso público, já que a quantidade de informações que precisam ser estudadas é imensa.
Neste texto, você pôde ver algumas dicas que irão lhe auxiliar a ter uma memorização melhor e mais eficaz para se sair bem na hora da prova.
Gostou do artigo de hoje sobre como memorizar com facilidade?
TELEGRAM
0 Comentários