Como estudar melhor? 15 dicas dos especialistas
Como estudar melhor? 15 dicas dos especialistas
Quem está pensando em prestar concurso público em breve tem muitas dúvidas a respeito de como estudar melhor e obter resultados mais positivos.
A forma como você estuda e o que aprende durante esse tempo é o que determinará quais serão os resultados alcançados nos concursos públicos, ou seja, se haverá aprovação ou não.
Há muitas pessoas pela internet que vendem fórmulas mágicas a respeito de como passar em concursos, mas a verdade é que cada pessoa tem suas próprias características e aprende de maneira distinta.
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade com o Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
Sendo assim, resolvi trazer aqui algumas dicas dos maiores especialistas a respeito do assunto para que você possa começar a aprender a como estudar melhor.
Você vai poder ver que não há uma única forma e fórmulas que funcionam para todos, mas através do que será mostrado aqui vai ser possível começar a testar e a ver o que funciona melhor para os seus estudos.
Quer saber tudo a respeito de como estudar melhor? Então vamos lá!
1- Crie resumos para estudar
A primeira dica para que você possa estudar melhor e preparar-se bem para um concurso é criar resumos.
Muitas pessoas detestam ouvir falar nessa palavra, é verdade, mas é fato que resumos estão entre as técnicas de maior eficácia para o aprendizado.
Os resumos permitem que você selecione apenas aquelas partes que são mais importantes dentro de um vasto conteúdo, focando seu estudo nelas.
Além disso, você criará os resumos com as suas próprias palavras, o que vai ajudar a fixar melhor o conteúdo, então não deixe de apostar nessa técnica.
2- Use a técnica de Pomodoro
Quando você pergunta aos especialistas como estudar melhor, uma das unanimidades principais é o uso da técnica de Pomodoro.
A técnica, que foi desenvolvida nos anos de 1980, tem como base estipular uma determinada quantidade de tempo para estudar e outro para fazer uma pausa.
Francesco Cirillo, o criador da técnica, fez uso de um antigo cronômetro de cozinha que possui, em formato de tomate, para poder gerenciar o tempo que tinha disponível.
Ele então começou a dividir o trabalho que precisava realizar dentro de blocos de tempo, fazendo com que o rendimento dele fosse melhor.
Para aperfeiçoar a técnica, o homem foi estudando qual seria o melhor tempo, em minutos, para cada bloco de trabalho e então chegou até o número conhecido hoje: 25 minutos.
Esses 25 minutos, segundo Cirillo (e outros estudiosos do assunto que vieram posteriormente), seriam o tempo ideal que uma pessoa conseguiria manter-se concentrada em uma determinada atividade com alto rendimento.
A técnica funciona porque faz com que o nosso cérebro tenha um fluxo bem mais eficiente de agilidade dentro do período de tempo de 25 minutos, agindo de maneira mais precisa para realizar as atividades.
Você deverá então separar tudo aquilo que vai precisar estudar em blocos e sempre determinando um prazo máximo de 25 minutos para ele, e entre um bloco e outro deve ser dado sempre 5 minutos de descanso.
Como estudar para concurso público sozinho? a grande maioria dos concurseiros faz cursinho preparatório, mas isso não é uma regra.
3- Evite a chamada “curva do esquecimento”
A “curva do esquecimento” trata-se de um fenômeno psicológico que já é estudado há mais de um século e que é extremamente importante para você que estuda para concursos.
Segundo o entendimento, a primeira vez que alguém estuda um novo conteúdo ou assiste uma aula nova, a chance de vir a reter o conhecimento em até 80%, quando revê esse conteúdo mais uma vez dentro das primeiras 24 horas.
O melhor é que esse hábito traz um efeito cumulativo e com apenas uma única semana você já conseguirá reter até 100% de todo o conteúdo estudado com somente 5 minutos de revisão.
Para que você possa otimizar o seu estudo e o aprendizado, o indicado é sempre rever o conteúdo o mais próximo possível do dia em que teve contato pela primeira vez.
Aquelas pessoas que estudam um conteúdo e o deixam para revê-lo uma semana ou um mês depois têm uma taxa de aprendizado muito menor.
4- Resolva exercícios
Não há como deixar de falar sobre essa técnica de estudos: a resolução de exercícios é obrigatória para aquelas pessoas que estão preparando-se para concursos.
É por meio dessa técnica imprescindível que as pessoas vão poder treinar os seus conhecimentos e fixar o aprendizado das matérias estudadas.
Você deve, sempre que for possível, estar resolvendo simulados, questões avulsas ou provas passadas para conhecer melhor a banca, saber como os assuntos são cobrados e entender como está seu nível de conhecimento atual.
Além disso, você pode também estudar através das questões comentadas, que normalmente são respondidas por especialistas em cada assunto, ajudando assim a aumentar o seu aprendizado com conhecimento de qualidade.
5- Separe um local para estudar
Mais uma importante dica a respeito de como estudar melhor é que você deve sempre separar um local para isso.
Não adianta tentar estudar em qualquer lugar e achar que isso funcionará, pois os estudos, ainda mais para quem prepara-se para um concurso, devem ser bem planejados.
Você deve buscar por um local que seja silencioso, que seja tranquilo e privado, onde seja possível manter um maior foco e mais concentração.
Além disso, garanta que todo o material que precisará para os estudos esteja próximo de você, pois essa organização vai contribuir ainda mais para o seu aprendizado.
6- Faça uso de materiais impressos
As pessoas usam cada vez mais dispositivos móveis para estudar, como é o caso dos smartphones, dos notebooks e dos tablets, por exemplo, já que a facilidade é muito maior.
Entretanto, você jamais deve deixar de lado os materiais impressos, pois as pesquisas feitas na área mostraram que ler por meio desse tipo de material tem uma enorme eficácia para o aprendizado.
As pessoas que leem apenas em tela acabam precisando de uma repetição maior da leitura para aprender quando comparadas com aquelas que fazem uso dos materiais impressos, como os livros e as apostilas.
7- Assista aula na internet
As aulas são formas de estudo sim, até porque há pessoas que aprendem melhor através dela do que por meio de leituras de apostilas, por exemplo.
O indicado é que você aplique diferentes estratégias em seu aprendizado, como é o caso de aulas online, da leitura das apostilas impressas e da resolução de exercícios, apenas para exemplificar.
O melhor de tudo em relação às aulas online é que você pode encontrá-las nos mais diferentes locais, como no YouTube ou ainda adquirindo cursos online específicos.
8- Utilize mapas mentais
Os mapas mentais são ótimas opções de técnicas para estudos e por isso mesmo não podiam ficar de fora aqui dessa lista.
Através desses mapas, você vai poder criar alguns atalhos que lhe permitirão relacionar os conteúdos e trazer uma maior fluência ao seu aprendizado.
O mapa mental deve partir de uma ideia central principal ou ainda de uma palavra-chave, a partir da qual as ramificações surgirão.
É o caso, por exemplo, de começar a estuda uma determinada lei, como 8.666, e então ramificar ela a partir dos principais tópicos que você deve lembrar dentro dessa lei.
Você vai conseguir, através dessa técnica, ir daquelas ideias que são mais generalistas, como as leis, para as mais específicas, como os artigos e parágrafos dentro dela, de modo que tudo esteja relacionado.
Os mapas mentais podem ser feitos tanto no seu computador, através de aplicativos específicos, como manualmente, em uma folha de papel, por exemplo, o que ainda é o preferido de muitas pessoas.
9- Realize mudanças no local de estudo
Por mais que essa não pareça ser uma importante técnica de estudos, saiba que realizar mudanças no local onde você estudará aumentará bastante os seus níveis de retenção em termos de conhecimento.
Um outro ponto positivo em mudar o local de estudos é que isso auxilia de forma direta no aumento da sua concentração, permitindo que esteja bem mais atento e focado no que está sendo estudado.
Apesar de ter um local próprio para estudos, que seja dedicado exclusivamente a essa finalidade, recomendo então que você busque por outras opções para fazer modificações no ambiente, como bibliotecas ou mesmo parques.
10- Faça uso do sistema Leitner
Se você ainda não conhece o sistema Leitner, saiba que ele poderá ajudar muito em seus estudos e aumentará suas chances de aprendizado.
Esse sistema faz uso dos chamados “cartões de memorização”, sendo muito indicado para que você esteja aprendendo aqueles conteúdos, como os quais têm uma familiarização bem menor, através da repetição.
Você colocará todos aqueles cartões que tenham perguntas sobre o tema estudado em uma caixa e pegará um por um para tentar responder as questões que ali estão.
Caso você acerte a resposta, colocará o cartão em uma outra caixa, mas se errar irá mantê-lo na mesma caixa em que estava e passará para outro cartão com outra pergunta.
Se você pegar a pergunta que já respondeu anteriormente e, no momento de responder ela uma outra vez, errar a resposta, o cartão voltará para a primeira caixa.
O objetivo é que aqueles cartões que estejam na primeira caixa, com as perguntas nas quais você tem menos conhecimento, sejam estudados em uma frequência muito maior.
11- Sempre estabeleça o máximo de conexões
As conexões são importantes para quem deseja aprender a como estudar melhor e podem trazer um aprendizado muito mais aprofundado.
Quem usa as conexões mentais consegue aprender de uma forma bem mais rápida, pois irá gerando links entre cada conteúdo que é estudado.
Se você vai estudar uma matéria na qual não tem muito conhecimento para sua prova de concurso, encontre uma forma de estabelecer as conexões mentais dentro dela para garantir uma compreensão mais fluida e profunda do tema.
Concurso bom para você é o DETRAN: Como Passar na Prova do DETRAN com Sucesso!
12- Crie um calendário de estudos
A criação de um calendário de estudos é extremamente importante para qualquer candidato em um concurso público e quem não opta por ele pode colocar em risco as chances de aprovação.
Um calendário permite que você saiba exatamente qual matéria estudar e em qual dia da semana, aquilo que necessita ser estudado com uma prioridade maior e as maneiras pelas quais o estudo será realizado.
Você deve ter um calendário geral montado e a cada semana fazer as modificações necessárias para os próximos sete dias, garantindo que tudo o que precisar ser estudado vai ser cumprido.
13- Procure relembrar e não reler
Muitas pessoas acabam usando a técnica da releitura no momento dos estudos, mas se você deseja saber como estudar melhor, o que deve ser feito é relembrar as matérias.
O método de estudo, conhecido como “recordação ativa”, força o candidato a recitar tudo aquilo que ele consegue lembrar após ter terminado a leitura/estudo de um determinado assunto.
Isso é algo muito mais eficaz para a memorização, principalmente no longo prazo, do que apenas ler e reler constantemente, o que passa uma falsa sensação de aprendizado.
14- Use flashcards para estudar
Os flashcards têm um papel muito importante para quem deseja fixar os conteúdos e manter tudo aquilo que foi estudado sempre na memória, desde que sejam utilizados corretamente.
Nessa técnica de revisão, os cartões de memória funcionam como sendo fichas ou cartões nos quais existem as perguntas na parte da frente e as respostas ficam na parte de trás.
Você deverá colocar uma pergunta por cartão, facilitando assim a fixação do tema, podendo usar frases ou imagens para aumentar o aprendizado.
Os flashcards são muito eficazes para treinar o seu cérebro para conseguir assimilar novas informações sempre que necessitar delas.
15- Use áudio-aulas para aprender
As áudio-aulas estão entre as principais técnicas de estudos utilizadas para quem deseja preparar-se bem para um concurso público.
Os áudios, cada vez mais presentes em nossas vidas através dos nossos smartphones, ajudam muito no desenvolvimento do conhecimento.
O estudo através do áudio tende a ser mais eficaz para muitas pessoas do que a leitura durante horas, o que vai permitir a você memorizar e aprender muito mais.
A dica é que você esteja sempre mesclando essas formas de obter conhecimento, e os áudios podem ser tanto baixados de aulas dos professores como podem ser gravados por você durante o período de estudo, para depois ouvi-los.
Saiba mais como estudar para concurso público em pouco tempo e ser nomeado.
Conclusão
Como você viu, saber como estudar melhor aumenta muito as suas chances de ser aprovado em um concurso público, por isso mesmo é essencial usar as melhores técnicas e métodos disponíveis na atualidade.
Neste texto, você pôde ver algumas das melhores dicas dos especialistas que resolvi trazer para lhe ajudar a potencializar os seus estudos e aprendizados durante sua preparação rumo à aprovação.
Gostou do artigo de hoje sobre como estudar melhor?
TELEGRAM
0 Comentários