Como estudar atualidades para concurso público
Como estudar atualidades para concurso público.
Descubra os 10 passos para estudar atualidades para concurso público em com eficiência.
Você que estuda para concurso público certamente já sabe que a trajetória para alcançar a aprovação exige planejamento, disciplina, persistência e dedicação aos estudos.
A depender do cargo almejado são várias as disciplinas a serem estudadas. No entanto, o principal conselho é jamais abandonar o estudo de qualquer disciplina, ainda que você já esteja familiarizado com a mesma. Lembre-se que a distância entre a aprovação e a reprovação geralmente está em acertar ou errar uma única questão.
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade todas as matérias do edital com um Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
Nesse ponto, inúmeros editais de concurso público incluem a disciplina de atualidades, o que à primeira vista pode causar uma boa sensação ao candidato, uma vez que o mesmo se julga familiarizado com o tema. Ocorre que muitas vezes no momento da prova a disciplina de atualidades pode causar uma sensação desagradável, atrapalhando o caminho rumo ao êxito no certamente público.
Pensando nisso, a nossa equipe preparou este artigo para te ajudar a descobrir os 10 passos para estudar atualidades para concurso público. Fique por dentro desse tema e saía na frente da concorrência.
1. CONHECER O EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO
O primeiro passo para ter êxito na disciplina de atualidades é conhecer os pontos da disciplina no edital do concurso público. O edital do concurso público é o documento principal do concurso público, onde são encontradas as principais informações do certame, inclusive os pontos a serem cobrados na avaliação.
Por exemplo, o recente edital para o concurso do Banco do Brasil exigiu como pontos de atualidades do mercado financeiro os seguintes itens:
- 1 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
- 2 – Internet banking.
- 3 – Mobile banking.
- 4 – Open banking.
- 5 – Novos modelos de negócios.
- 6 –Fintechs, startups e big techs.
- 7- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
- 8- Funções da moeda.
- 9 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Marketplace.
- 11 – Correspondentes bancários.
- 12 – Arranjos de pagamentos.
- 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
- 14 – Segmentação e interações digitais.
- 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.
Por sua vez, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo constou como pontos de atualidades para o cargo de escrevente os seguintes itens:
- 1. Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1° semestre de 2021, divulgados na mídia local e/ou nacional;
- 2. Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até a publicação deste edital.
Percebeu que no primeiro exemplo não há delimitação temporal, ao contrário do segundo exemplo, o qual consta a limitação dos temas a partir do 1° semestre de 2021, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Portanto, é imprescindível conhecer os pontos e peculiaridades da disciplina atualidades no edital do concurso público.
Não há como passar em concursos públicos sem fazer alguns sacrifícios. Se você realmente quer a vaga, precisará focar toda a sua rotina nesse objetivo. Nem que para isso o lazer tenha que ficar um pouco de lado.
2. CONHECER OS TEMAS MAIS EXIGIDOS PELA BANCA EXAMINADORA
A partir do conhecimento dos pontos exigidos no edital do concurso público, é possível identificar os temas mais exigidos pela banca examinadora na disciplina de atualidades.
A seguir destaca-se questões de atualidades aplicadas em concurso público:
Questões de atualidades com gabarito
Questões de atualidades com gabarito CESPE.
1- CESPE / CEBRASPE – 2019 – TCE-RO – AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO -ECONOMIA
Acerca da carga tributária no sistema tributário brasileiro, assinale a opção correta.
A) O Brasil possui um dos três maiores percentuais de carga tributária em relação ao PIB.
B) O nível da carga tributária brasileira é inferior ao dos países de renda per capita alta.
C) No período de 1991 a 2000, a carga tributária brasileira em relação ao PIB manteve-se relativamente constante.
D) Nos últimos 10 anos, houve um crescimento contínuo da carga tributária brasileira em relação ao PIB; nesse período o maior valor foi atingido em 2017.
E) O último ano em que a carga tributária recuou em relação ao PIB foi 2002; a partir daí, a tendência tem sido sempre de crescimento.
B- CESGRANRIO – 2021 – BANCO DA AMAZÔNIA – TÉCNICO CIENTÍFICO
A pandemia agravou a desigualdade no acesso à Internet no Brasil, o que pode deixar cicatrizes sociais em crianças e jovens: com a exclusão digital e a disparidade no acesso à educação, o risco de os filhos não conseguirem ter renda superior à dos seus pais quando adultos aumenta. Os dados do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social mostram que só 29,6% dos filhos de pais que não tiveram qualquer instrução têm acesso à banda larga. Nos lares onde os pais têm curso superior, esta parcela sobe para 89,4%. ALMEIDA, C.; NALIN, C. Exclusão Digital Cresce na Pandemia e Deve Frear Mobilidade Social no País. Jornal O Globo, Economia, 25 jan. 2021, p. 13.
Os dados atualizados revelam que a mobilidade social e a inclusão digital no Brasil estão diretamente vinculadas ao acesso à
A) Habitação
B) Educação
C) Filantropia
D) Alimentação
E) Religiosidade
C- VUNESP – 2021 – PREFEITURA DE FERRAZ DE VASCONCELOS – SP – ASSISTENTE SOCIAL
O Instituto Butantã de São Paulo está desenvolvendo outra vacina (Butanvac) contra o Covid 19 usando a mesma plataforma da vacina da influenza, ou seja, a Butanvac empregará a mesma tecnologia utilizada no imunizante da gripe. Todos os processos produtivos, desde a qualificação dos ovos embrionados até o envase serão realizados pelo Butantã. Entretanto, o vetor usado pela vacina tem origem em tecnologia desenvolvida por um instituto (Ig. Disponível em https://bityli.com/iQrxl. Acesso em 02.03.2021. Adaptado)
A) chinês.
B) estadunidense.
C) inglês.
D) russo.
E) indiano.
Percebeu a abrangência e a maneira como são cobradas as questões de atualidade pelas bancas examinadoras? Apenas para conhecimento as respostas para as questões mencionadas encontram-se destacadas no próprio texto.
3. FAZER QUESTÕES DA BANCA EXAMINADORA
O terceiro passo é fazer as questões de atualidade de concursos pretéritos da banca examinadora. Com o treinamento será possível conhecer em detalhes a forma de avaliação da banca examinadora.
Além disso, o treinamento indubitavelmente irá fazer como que o candidato tenha mais confiança no momento da prova do concurso público.
Abaixo segue mais algumas questões aplicadas em concurso público pela Banca Examinadora VUNESP:
Questões de atualidades 2021 com gabarito
A- VUNESP – 2021 – PREFEITURA DE FERRAZ DE VASCONCELOS – SP – ASSISTENTE SOCIAL
Uma das mudanças ministeriais divulgadas pelo governo nesta 2a feira (29.mar) traz de volta à Advocacia-Geral da União (AGU) um antigo ocupante do cargo, que havia deixado a AGU, em abril de 2020, para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele assume o lugar do advogado-geral que foi demitido pelo Presidente da República. (SBT. Disponível em https://bityli.com/XfeEH. Acesso em 02.04.2021. Adaptado)
O novo Advogado Geral da União chama-se
A) Sérgio Fernando Moro.
B) José Levi Mello do Amaral Júnior.
C) André Luiz de Almeida Mendonça.
D) Onyx Dornelles Lorenzoni.
E) Marco Aurélio Mendes de Farias Mello.
B- VUNESP – 2020 – PREFEITURA DE PREFEITURA DE ILHABELA – SP – ANALISTA – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – GESTÃO PÚBLICA
O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta sexta-feira (21.02.2020), o projeto de reforma administrativa que reestruturará as regras do funcionalismo federal. A Proposta de Emenda Constitucional deve ser enviada ao Congresso depois do carnaval. (Câmara dos Deputados. Disponível em https://bit.ly/3c1gOkuo. Acesso em 23.02.2020. Adaptado)
De acordo com o projeto do executivo,
A) o servidor público será proibido de se filiar a partido político.
B) a estabilidade acaba para os novos servidores.
C) os critérios de avaliação de desempenho serão feitos por empresas terceirizadas.
D) o fim da estabilidade é para todos os servidores (novos e antigos).
E) a remuneração inicial será aumentada para se equiparar ao mercado.
Novamente, apenas para conhecimento as respostas para as questões mencionadas encontram-se destacadas no próprio texto.
4. ACOMPANHAR AS NOTÍCIAS RELEVANTES DO PAÍS E DO MUNDO
Conforme visto anteriormente, a abrangência e a maneira como são cobradas as questões de atualidade pelas bancas examinadoras são diversas. Com isso, uma maneira interessante de estar atualizado é acompanhar as notícias relevantes do país e do mundo.
A seguir segue uma questão cobrada em concurso público que possui como fonte uma notícia publicada em jornal de circulação nacional:
Questões de atualidades para concurso 2021
A- CESGRANRIO – 2021 – BANCO DA AMAZÔNIA – TÉCNICO CIENTÍFICO
Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no Brasil, 95% são da Venezuela. Destas, 46,7% são mulheres, das quais 31% são menores de idade e 3%, idosas. Segundo Rosana Baeninger, pesquisadora da Unicamp, é possível notar a presença significativa de mulheres em todas as fases da migração da Venezuela para o Brasil. A partir de 2018, com a piora da crise humanitária na Venezuela, intensifica-se a chegada de imigrantes de renda mais baixa pela fronteira amazônica. “É uma migração absolutamente familiar, e a presença feminina é muito vinculada a isso”, afirma a pesquisadora. Nessa fase, trata-se de uma migração fortemente dirigida pelo Estado e por ONGs, por meio da Operação Acolhida. MANTOVANI, F. Diário de uma Refugiada. Jornal Folha de São Paulo, Mundo, 13 dez. 2020, p. A13. Adaptado.
A respeito da migração internacional, na fase mais recente do deslocamento venezuelano para o Brasil, as imigrantes chegam, majoritariamente, por via terrestre ao seguinte estado:
A) Roraima
B) Rondônia
C) Amazonas
D) Mato Grosso
E) Mato Grosso do Sul
Como estudar para concurso público sozinho?
5. DIVERSIFICAR AS FONTES DE INFORMAÇÕES
O acompanhamento das notícias relevantes do país e do mundo deve ser realizado por meio da diversificação das fontes de informações.
Com a facilidade dos tempos atuais, é possível diversificar as fontes informação (televisão, jornal, rádio, revista, mídia eletrônica).
+Conheça o ranking dos melhores cursos online para concursos públicos do Brasil, os 6 melhores!
6. FAZER ANOTAÇÕES DE NOTÍCIAS RELEVANTES
Além de acompanhar as notícias relevantes do país e do mundo, mostra-se interessante realizar anotações ou resumos dessas notícias, as quais poderão ser consultadas rotineiramente, visando criar a memória do assunto em sua mente.
7. FUGIR DE FAKE NEWS
O candidato de concurso público deve buscar as informações em fontes confiáveis de notícias. Em termos mais claros: o candidato deve fugir das chamadas fake news.
Atualmente, existem diversos sites na rede mundial de computadores destinados a separar as notícias falsas e verdadeiras.
+ Bônus. Material para concurso download em PDF atualizado
8. ACOMPANHAR CANAIS DE YOUTUBE
Um outro ponto a ser destacado acerca do estudo de atualidades para concursos públicos é a possibilidade de acompanhar canais do YouTube que abordam exclusivamente a temática de atualidades.
Recorda-se que alguns estudantes possuem maior facilidade em estudar por meio de vídeos. Para esses alunos, o YouTube é uma excelente ferramenta de aprendizagem. Pesquise e veja o que melhor canal que atenda a sua necessidade.
+ Saiba mais como estudar para concurso público em pouco tempo e ser nomeado.
9. FAZER REVISÕES PERÍODICAS
Conforme já mencionado anteriormente, a consulta rotineira ou revisão periódica permite a criação da memória do assunto em sua mente, facilitando assim a resolução das questões de concurso público.
Desse modo, jamais deixe de revisar os assuntos estudados. Crie dentro da sua rotina de estudos o habito de fazer revisões periódicas. Certamente, você verá os benefícios dessa prática de estudos.
10. BUSCAR BONS MATERIAIS DE ESTUDO
O último passo para estudar atualidades para concurso público é buscar um bom material de estudo, o qual permitirá que você aprimore seus conhecimentos de forma adequada e eficiente.
Nesse ponto, destaca-se que há diversos matérias preparatórios para concursos públicos de excelente nível. Pesquise e veja o que melhor atenda a sua necessidade.
Que bom que você chegou até aqui! Agora que você descobriu os 10 passos para estudar atualidades para concurso público, deve ter percebido que é primordial ter uma boa memória para alcançar os melhores resultados. Afinal são muitas informações para serem guardadas para o momento da prova de concurso público!
+ Como se organizar para estudar para concurso e dicas poderosas que você precisa conhecer para passar em um concurso público de primeira!
11. COMO MELHORAR A MEMÓRIA E A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS
+ Saiba mais com as técnicas de memorização e concentração.
Você sabia que estudantes reprovados em concursos foram sabotados pela memória, quando em um dos momentos mais importante da vida não conseguiram lembrar das matérias que estudaram. Na maioria dos casos, constatou-se falta de conhecimento sobre memorização.
Não é preciso apenas estudar para lograr êxito em concurso público, sendo primordial desenvolver a denominada memorização eficiente.
A memorização eficiente não é difícil de ser alcançada, sendo que o principal elemento de quem realmente consegue tornar sua mente mais capacitada, é o empenho em mudar.
O Prof. Renato Alves possui as melhores soluções visando o atingimento de memorização eficiente, a qual irá lhe auxiliar na concretização da aprovação em concurso público. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos aqui prontos para melhor atendê-lo.
Vamos compartilhar este artigo feito com amor: Como Estudar Atualidades Para Concurso Público com Eficiência, os 10 Passos.
Como estudar melhor? 15 dicas dos especialistas em concurso público!
TELEGRAM
0 Comentários