PARE DE PRESTAR CONCURSO. PASSE NO CONCURSO!

LEIA com concentração, APRENDA com método e GUARDE todas as matérias do edital com um especialista em neuroaprendizagem.

O que é prova objetiva?

O que é prova objetiva?
O que é prova objetiva?

A prova objetiva é um tipo de avaliação em que o candidato precisa marcar as alternativas corretas, comum em concursos e vestibulares.

Para se preparar, é importante gerir o tempo, revisar os conteúdos e praticar questões.

Existem canais no YouTube com dicas e materiais para estudos. É possível recorrer ao gabarito preliminar em caso de dúvidas nas respostas.

A prova objetiva é um tipo de avaliação em que o candidato precisa marcar as alternativas corretas em um conjunto de questões de múltipla escolha ou certo/errado.

Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade com o Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!

Diferentemente das provas discursivas, não é necessário escrever respostas completas. Essa modalidade de prova é comum em concursos, vestibulares e ENEM.

Para se preparar bem, é importante ter estratégias de gestão de tempo, revisar os conteúdos relevantes, ler atentamente as questões, eliminar alternativas incorretas antes de responder e não deixar nenhuma questão em branco.

É possível estudar por meio de diversos recursos, como apostilas, cursinhos preparatórios, videoaulas, podcasts, simulados e questões de provas anteriores.

O candidato também pode recorrer ao gabarito preliminar caso tenha dúvidas ou discordâncias em relação às respostas da prova.

Existem canais no YouTube com conteúdos voltados para o estudo de provas objetivas, que podem ser úteis para os candidatos se prepararem melhor.

Com dedicação e prática, é possível obter um bom resultado nesse tipo de avaliação.

Saiba mais:

O que é prova objetiva? Diferença entre questões objetivas e discursivas, como funciona a prova objetiva. Suas características e como estudar?

Você está em momento de preparação para um concurso que irá mudar os rumos de sua carreira, um vestibular ou ENEM e, ao ler o edital, depara-se com a informação de que realizará provas objetivas.

Alguns estudantes ficam na dúvida sobre o que é prova objetiva, como ir bem nesse tipo de prova, se existem macetes e como estudar para ter um resultado positivo.

Se este é o seu caso, você está no artigo certo. Vamos te explicar o que caracteriza esse tipo de prova e te dar todas as dicas para você ir bem no seu próximo exame.

Garanta um futuro melhor de seus filhos com o Curso de memorização infantil Renato Alves

Diferença entre provas objetivas e discursivas

Diferença entre provas objetivas e discursivas
Diferença entre provas objetivas e discursivas

As provas objetivas é aquela que você tem o trabalho de marcar as questões certas ou erradas, mas as provas discursivas é o contrário, você tem que escrever a resposta com uma ou mais linhas: exemplo das questões de matemática que ainda tem que deixar a conta (formula) na prova, se for o caso.

O que é prova subjetiva?

A prova subjetiva é a mesma discursiva.

A prova objetiva, significa ser mais fácil, na minha opinião.

Saiba mais sobre a diferença das provas objetivas e discursivas

O que caracteriza uma prova objetiva?

O que significa prova objetiva?

Provas objetivas são basicamente aquelas com alternativas para marcar. Não exigem escrita, texto ou argumentação.

Dentro dela, podem existir questões de múltipla escolha e questões de certo ou errado. Qual a diferença?

As questões de múltipla escolha possuem geralmente quatro ou cinco alternativas e só uma delas é correta. É o modelo presente das 90 questões do ENEM. Também é adotado por alguns vestibulares e concursos, combinado com outros tipos de questões.

Nas questões de múltipla escolha, dá para chutar em caso de dúvida, porque pelo menos uma precisa estar certa. Ou seja, há chances para usar a intuição.

Já as questões de certo ou errado são mais complexas, exigem conhecimento e confiança do estudante em relação ao conteúdo. Isso porque elas possuem opções – geralmente cinco – e você tem que responder se cada uma delas é verdadeira ou falsa.

O desafio é que você perde ponto por cada questão errada. Então, a recomendação de muitos preparadores é não chutar se você não tem certeza.

A banca de concursos da CEBRASPE foi uma das que adotou o modelo.

Dicas de como ir bem em prova objetiva

Dicas de como ir bem em prova objetiva, gabarito.
Dicas de como ir bem em prova objetiva

Aqui vão 6 dicas de ouro simples para você aplicar na hora da prova:

  1. Ter estratégia para gerir o tempo

As provas possuem tempo determinado e muita gente peca por não saber administrar a execução de questões de forma ágil.

Uma estratégia muito comum é começar pela área que você tem mais dificuldade. Por exemplo, se você tem menos habilidade com números, pode iniciar a prova do ENEM por Matemática e depois partir para Ciências da Natureza.

Por que pode dar certo? Porque nas primeiras horas da prova você está com mais energia para raciocinar melhor sobre aquilo que te exige mais esforço.

Quando for ficando cansado pelo tempo de prova, pode seguir para questões que já tem mais afinidade.

Obviamente, essa não é uma regra. Mas pense com cuidado, não demora muitos minutos numa questão difícil, porque você deixa de resolver questões que poderia já garantir pontos.

Outra dica legal de gestão de tempo é dividir a duração total da prova pelo número de questões. Pode ser uma divisão igualitária de minutos para cada uma ou você pode deixar um tempo maior para a área que pega mais no seu calo, como já explicamos.

Exemplo de como responder à prova objetiva no ENEM: No 2º dia do ENEM, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza, são 90 questões no total. A duração da prova é 5 horas, ou 300 minutos.

Um detalhe importante: em questões objetivas, você tem que separar pelo menos 30min do tempo para marcar a resposta correta no gabarito. Então sobram 270 min.

Se você divide igualmente, são 3 minutos para cada questão.

Já no 1º dia, com a prova de redação, são 5h30 ou 330 minutos. Se você acha que precisa de mais tempo na Redação e na prova de Linguagens, mas manda muito bem em Ciências Humanas, você pode fazer uma divisão ponderada. Cada uma também tem 45 questões.

Se você separar, por exemplo, 60min para a redação e 30min para o gabarito. Daí, os 240 minutos restantes, você pode fazer 130 na prova de Linguagens e 110 na de Humanas.

São apenas dicas, você faz a gestão que achar sábia para sua prova de concurso ou vestibular! Mas é importante que exista alguma, porque o tempo é um limitador e ir respondendo sem estratégia ou autoconhecimento de suas habilidades pode prejudicar seu resultado.

Veja nosso novo artigo: Atividades de Pronomes Pessoais com Dicas de Uso e Gabarito

  1. Prepare-se emocionalmente

Essa é uma dica válida para qualquer exame. Afinal, você precisa da sua mente limpa, sintonizada, para poder dar o melhor de si.

É super natural ter um pouco de ansiedade às vésperas de uma prova importante, mas neste caso, o que fazer para controlar? O mais importante é se preparar com antecedência.

Deixe separado tudo o que vai usar: canetas, lanche, água, roupas confortáveis, casaco para o caso do ar condicionado estar muito forte. Decida como vai chegar no local de prova e como irá voltar, para evitar ter que pensar sobre isso na hora.

E se a ansiedade crescer durante a prova? Você pode adotar uma técnica de respiração em 4 tempos para acalmar: inspira 4 seg, segura 4 seg e expira 4seg.

Tudo isso pode te auxiliar a ter mente clara e objetivamente focar só no conteúdo.

  1. Revisão

Faça uma revisão a partir do resumo que fez enquanto estudava. Por isso é tão importante criar mapas mentais e outros recursos durante o período de estudo. Com a prática, depois que você já sabe o que é prova objetiva e treinou resolvendo questões anteriores, você poderá resumir de acordo com o que é mais relevante.

Nesse momento, se tiver pouco tempo, dê prioridade para os conteúdos que têm mais dificuldade. Volte neles e dê uma revisada. Você pode fazer de forma mais dinâmica, apenas lendo o conteúdo em voz alta ou tentando explicar para si mesmo o que aprendeu.

  1. Leia atentamente as questões

Os enunciados podem conter pegadinhas e clichês, então, cuidado!

Palavras generalistas como “sempre” ou “nunca” podem ser um sinal de alerta, já que as exceções são muitas para qualquer tópico.

Às vezes o enunciado é enorme e você só vai ler atentamente buscando as principais informações para achar a resposta correta.

Mas leia de forma atenta ao conteúdo que eles oferecem, para identificar qual é o conteúdo referido. E depois leia cada opção atento às pequenas diferenças de palavras e vírgulas.

  1. Descarte as erradas

O que é uma prova objetiva, senão uma busca pela alternativa correta? Uma ótima dica para mandar bem é seguir o raciocínio de eliminar as opções que você já tem certeza que estão erradas.

Se estiver em dúvida entre duas opções, leia novamente palavra por palavra. Às vezes o que difere a resposta certa da errada é uma palavra, um detalhe.

Imagine que em 5 alternativas, 2 não fazem o menor sentido e você pode descartar. Sua chance de acertar já sobe de 1/5 para 1/3. Coisa boa, né?

Com a prática de questões e simulados durante sua preparação de estudos, esse processo vai ficar cada vez mais intuitivo e você já vai identificar de cara quando uma opção deve ser eliminada.

  1. Nunca deixe de responder uma questão de múltipla escolha

No caso das questões de múltipla escolha, presente em muitos vestibulares, no ENEM e na primeira fase dos concursos, existe a vantagem de ter pelo menos uma opção certa.

Nesse caso, não tem justificativa para deixar em branco, certo? Use todas as estratégias para eliminar as menos improváveis e tente aumentar suas chances.

Confira aqui dicas de como estudar por questões e gabaritar

Como estudar para prova objetiva em concurso?

Como estudar para prova objetiva em concurso
Como estudar para prova objetiva em concurso

O que é prova objetiva em concurso?

Os concursos podem variar o tipo de questão. Por isso, é importante estar é a única etapa. Ela funciona como avaliação bem conteudista, isto é, analisa o domínio do conteúdo do aluno e a capacidade de relacionar teoria com questões práticas, sociais, do cotidiano.

Os conteúdos são muitos e, com as dicas do tópico anterior, você já conhece estratégias para resolver esse tipo de questão. Mas como estudar para prova objetiva em concurso?

A dica principal é se preparar, claro. Entretanto, os métodos podem variar de acordo com a pessoa. Cada um assimila o conteúdo de um jeito. Você deve experimentar e escolher aquele que sente que absorve mais. Por exemplo:

– apostilas

– cursinhos preparatórios

– videoaulas na internet

– podcasts sobre os conteúdos

– simulados

– provas anteriores do concurso

– questões elaboradas pela mesma banca

– fazer mapas mentais e resumos

– organizar estudos em grupo

etc.

Veja também dicas de Motivação Para Estudar: Estratégias para começar hoje.

Obviamente, cada edital – e cada cargo – cobrarão conteúdos específicos. O número de questões pode variar de 20 a 200.

Não esqueça de realizar as questões de edições anteriores do concurso e questões elaboradas pela banca do seu certame, para se acostumar com o perfil das questões específicas. É um método que acrescentará muito ao seu desenvolvimento.

Atento ao edital para se preparar adequadamente. No edital também pode conter informações do tempo de prova e número de questões, para você já criar sua estratégia.

Num concurso, a prova objetiva pode ser aplicada na primeira fase. Em alguns casos,

O que é prova objetiva? – Exemplos

Veja como é prova objetiva!

Prova objetiva da FUVEST 2016
Prova objetiva da FUVEST 2016

Prova da FUVEST 2016

Questão de prova da OAB
Questão de prova da OAB

Questão de prova da OAB

Prova objetiva do ENEM
Prova objetiva do ENEM

Prova objetiva do ENEM

Entenda as diferenças entre prova objetiva e discursiva.

O que é resultado preliminar da prova objetiva?

É um resultado, uma lista, de possíveis aprovados na prova objetiva. O resultado preliminar de um concurso vem com os nomes dos possíveis aprovados. Ele pode sofrer alterações por conta de recursos ou revisão de correções.

Portanto, o resultado preliminar é divulgado antes do resultado final ou classificação geral.

Existem também os gabaritos preliminares, que são divulgados logo depois – geralmente algumas horas depois – da conclusão das provas.

Como pedir recurso da prova objetiva?

Pode acontecer de você não concordar com o gabarito – alguma questão – da prova objetiva ou pode ser que tenha dúvidas sobre a correção de sua prova.

Nesses casos, existe a possibilidade de pedir recurso para o gabarito preliminar. Como solicitar esse recurso? Algumas dicas são:

  • Seja bastante objetivo no seu pedido de correção;
  • Use uma referência (uma bibliografia que justifique seu questionamento sempre ajuda);
  • Redija com bom português e de forma coerente e persuasiva;
  • Utilize linguagem impessoal, mas de forma educada;
  • Atenção para o limite de palavras, se existir.

Leia também o que é prova discursiva? Suas características e modelos.

Canais do youtube para estudar para prova objetiva

Lançar mão das ferramentas digitais é sempre uma boa opção para quem está se preparando para concursos, vestibulares e para o exame nacional.

Nem sempre é possível ingressar num cursinho preparatório ou aulas particulares, seja por limitações financeiras ou de tempo.

Nesses casos, a internet está cheia de conteúdos sobre concursos públicos e afins que podem te ajudar. Mas é preciso saber montar seu plano de estudo e buscar pelas aulas com inteligência, para não se perder num mundo de informações mal assimiladas.

Temos algumas dicas de canais no youtube. Vamos à lista?

1– Só Questões Concurso

Um canal voltado para responder às principais questões abordadas em provas objetivas de concursos públicos. Conta com playlist de bancas, vídeos sobre o concurso do INSS e outras questões diversas e tudo é respondido de forma prática.

https://www.youtube.com/c/S%C3%B3Quest%C3%B5esConcurso/about

2 – Master Juris

Um canal no youtube com conteúdo voltado para concursos jurídicos superiores (Magistratura, MP, Defensoria, Procuradorias, Delegado, Analista de Tribunal). Possuem conteúdos de português, direito penal, civil, constitucional, empresarial, além de lives, questões comentadas e vídeos explicativos sobre os editais.

https://www.youtube.com/user/CursoMasterJuris/about

3 – Curso Agora Eu Passo

Também voltado para concurso públicos, mas com foco em conteúdos para carreiras policiais, como Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícias Militares (PM); carreiras administrativas, como INSS e MPU; carreiras fiscais e também tribunais.

Eles contam com conteúdos gratuitos em vídeo e também materiais complementares.

Compartilham aulas sobre Direitos Humanos, Direito Previdenciário, Geografia, Legislação, Raciocínio Lógico, dentre outras.

[https://www.youtube.com/c/cursoagoraeupassoconcursos]

4 – Engemarinha

O canal do youtube Concurseiro Zero 1 – Engenharia, da Engemarinha, conta com dicas, resoluções de questões e informações para quem quer ser aprovado em Concursos para Engenheiros.

O site da engemarinha também tem dicas de estudo para concurseiros.

[https://engemarinha.com.br/category/dicas-de-preparacao/]

[https://www.youtube.com/c/ConcurseiroZero1EngenhariaEngemarinha/featured]

5 – Estúdio Aulas

Oferece dicas e aulas para concursos públicos variados do Brasil. Tem aulas ao vivo, onde você pode acompanhar o conteúdo pelo char e tirar dúvidas, e conteúdos sobre técnicas de estudo.

Possuem playlist para concursos do INSS, carreiras policiais, prefeitura, bancos, Anvisa etc.

[https://www.youtube.com/c/Est%C3%BAdioAulasConcursos/featured]

Com todas essas dicas, agora você já sabe o que é prova objetiva e, mais do que isso, está com todas as ferramentas na mão para ir muito bem no dia da avaliação. Bons estudos!

___

Fontes de Pesquisa:

O que é prova objetiva e discursiva? Saiba as diferenças!

gabarite.com.br/dica-concurso/486-o-que-e-prova-objetiva-e-discursiva-saiba-as-diferencas

Questões objetivas e discursivas de vestibular

vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/dicas/questoes-objetivas-discursivas.htm

Como estudar para prova objetiva?

canaldoestudante.com.br/como-estudar-para-prova-objetiva

6 canais do YouTube para estudar para concursos públicos

https://engemarinha.com.br/canais-do-youtube-para-estudar/

O que é um resultado preliminar?

https://afontedeinformacao.com/biblioteca/artigo/read/22566-o-que-e-um-resultado-preliminar

TELEGRAM

Entrar no Grupo do TelegramAbra o link pelo o seu Celular!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

 

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.